MUSEU VIRTUAL A.M.P.F. - MAIRINQUE

Nosso Blog

Como Era Mayrink na Década de 1950

Na última edição deste jo0rnal, publicamos informações sobre o periódico que existia nos anos de 1950. Em maio de 1949, surgia em Mairinque o “MAYRINK JORNAL”, um jornal que tinha, é claro, como objetivo principal, trazer informações atualizadas à população da Vila Mayrink. Podia-se ler em suas páginas, grafadas rudimentarmente por máquinas de escrever mecânicas, os mais diversos acontecimentos que aqui ocorriam. Como qualquer jornal de respeito, nele tínhamos notícias sociais, esportivas, políticas, anúncios comerciais, econômicas, lazer, caderno de quadrinhos e piadas.

O seu presidente fundador foi Arganauto Ortolani, o primeiro prefeito de nossa cidade. Arganauto assinava suas matérias da seguinte forma ArGOrt e, tinha em sua equipe os mairinquenses: José Bertolini, Fadul Bussamara, Florindo Camargo e Salvador de Camargo.

Hoje, relembramos aqui, através de algumas publicações do “MAYRINK JORNAL”, como eram denominadas as ruas de nossa cidade.

Como sabemos, por diversas fontes históricas, a Vila Mayrink surgiu, em 1890, pela necessidade de se acolher e abrigar os funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana, inaugurada em 1875, que viriam trabalhar aqui neste local, conhecido na época como Fazenda Canguera. Conforme a Vila se desenvolvia, a ferrovia loteava a área e vendia as pessoas interessadas, principalmente aos comerciantes que aqui se estabeleciam. O primeiro comprador de um lote em Mayrink, e que não era ferroviário, foi Francisco de Assis Pinto de Oliveira, pai da primeira professora em nossa cidade, Altina Júlia de Oliveira. Francisco de Assis era conhecido como: “Chico Brasileiro” e até hoje seu nome é relembrado em uma das ruas do centro de Mairinque.

Desde a fundação da Vila, os nomes das ruas eram números tais como Rua Um, Rua Dois, Avenida Dez e assim por diante. Essa nomenclatura das ruas, pode ser confirmada e vista nesta foto de um recorte do Mayrink Jornal publicado em 02 de julho de 1949. Nos anos de 1950, o vereador da cidade de São Roque e que era residente em Mayrink, Arganauto Ortolani, entrou com projeto de lei solicitando a alteração dos nomes das ruas de nossa cidade, homenageando assim, personalidades de nossa história e alguns dos primeiros moradores da Vila Mayrink. Dentre eles, constam: Francisco de Assis, André Comodo, Elias Sodré, Francisco Angelini e Thomas Natali.

Em foto aérea atual (fonte google maps) você pode conferir a mudança da nomenclatura de nossas ruas do centro da cidade, entre os anos de 1949 e como está hoje.

Caso queira conhecer mais sobre a história de nossa cidade, entre em contato com a diretoria da AMPF e nos faça uma visita, em nossa sede, onde teremos enorme prazer em atende-lo e conduzi-lo a uma visita a nossa Sala de Acervo Fotográfico Histórico, com fotos que registram as nossas origens e história.

Leiam sempre o jornal Folha de Mayrink e conheçam um pouco mais sobre a história de nossa cidade e suas peculiaridades, na coluna da AMPF.

Por: Carlinhos Perez

Venham, ficaremos honrados com sua visita !!!

Diretoria AMPF

Apoie a AMPF, como voluntário ou como contribuinte financeiro. Conheça mais sobre a Associação acessando www.facebook.com/ampfmk ou falando com Francisco (11) 96859-7970, Jorge (11) 97350-3746 ou Carlinhos (11) 98292-2850.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!