Por: Carlinhos Perez
Como já mencionamos aqui, na edição anterior deste jornal, a Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária – AMPF tem realizado grandes conquistas em sua luta pela preservação e resgate de nossa história e de nossas origens.
Em função desta loucura que está sendo esta Pandemia, a classe artística foi uma das áreas que mais afetadas pelo isolamento social. Para procurar minimizar tal situação, Jandira Feghali (PCdoB/RJ) foi a relatora de um texto que, após inúmeras webs conferências e discussões com movimentos sociais, sociedade civil, e diversos setores culturais, transformou-se em um documento que reuniu aquilo que o setor cultural necessitava: A Lei Aldir Blanc, em homenagem à um dos grandes artistas e um dos maiores compositores da música brasileira que foi acometido pela Covid-19 e veio falecer no início de maio.
Esta Lei previa transferência de verbas do Fundo Nacional de Cultura para Estados e Municípios da União para que as mesmas fossem aplicadas em projetos (editais) culturais e em auxilio emergencial aos artistas.
Como também já relatamos aqui, a Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária – AMPF, foi premiada em 1º. Lugar no Edital Municipal de Espaço Cultural, em função da excelência nos diversos projetos realizados nos últimos 4 anos.
Neste mês, a AMPF também foi reconhecida como uma Entidade de excelência na Preservação do Patrimônio Imaterial de nossa cidade, pelo Estado de São Paulo, através do recebimento de uma premiação pelo Edital no. 58/2020 do PROAC da Lei Aldir Blanc. Dentre os 197 projetos inscritos neste Edital, a AMPF obteve a 94ª. colocação com 8,07 pontos e 60ª. colocação no interior do Estado.
Com este prêmio, nós desenvolveremos um projeto para a criação do MUSEU VIRTUAL AMPF MAIRINQUE, o qual envolverá temáticas que abarcarão estudos com caráter transdisciplinar que buscam uma maior abertura para que grupos e comunidades possam conhecer, refletir e desenvolver discussões críticas e construtivas sobre nossa cidade e seus patrimônios e acervos.
Farão parte do Museu Virtual AMPF Mairinque:
– Programa EPA – Educação Patrimonial AMPF
– Acervo de Peças Ferroviárias
– Acervo Histórico Fotográfico
– Depoimentos e Entrevistas com Ferroviários
– Palestras e Lives sobre nossa História
Mais uma vez, uma premiação como esta, vem coroar de êxito, não somente a capacidade de produção da AMPF, como também, a excelente gestão realizada pela atual diretoria, que imprimiu um Plano de Ação específico para esta entidade, no sentido envolver a população na reflexão da importância da Preservação Patrimonial e Histórica de Mairinque, despertando e fomentando, assim, o sentimento de PERTENCIMENTO em nossa comunidade.
MAIRINQUE E SEU D.N.A. ARTÍSTICO
Aproveitamos, este momento, para destacar que outros artistas de Mairinque também tiveram seus projetos culturais premiados em outros editais em 2020 e que, portanto, 2021 será um ano de intenso trabalho para estes artistas, com geração de oportunidades para toda cadeia produtiva cultural em nossa região.
Outros Projetos Culturais premiados:
1- Lisa Camargo com a Cia de Eros:
Edital de Fomento n° 01/2020 Darcy Penteado (LAB em São Roque) com o Projeto “EROS Uma Vez”, um livro com a história de 10 anos da companhia de teatro Cia de Eros;
Edital de Premiação n° 02/2020 Murilo Silveira (LAB em São Roque);
Edital Proac Expresso n° 02/2020 Registro e Licenciamento de Espetáculos de Teatro Inéditos para Difusão Online (#CulturaEmCasa);
Edital Proac Expresso n° 22/2020 Produção e Publicação de Obras em História em Quadrinhos;
Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc n° 36/2020 Produção e Temporada de Espetáculo de Teatro com Apresentação Online
Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc n° 47/2020 Prêmio por Histórico de Realização em Teatro.
2- Lélis Andrade
Edital Proac Expresso 2/2020 – Registro e licenciamento de espetáculos de teatro para difusão online (#CulturaEmCasa), com o Projeto “Nada a Faze – em casa”
3- João Bid e Vinícius Paes:
Edital Proac LAB Sorocaba no. 39, com o Projeto “Dá Licença Aldir”, um trabalho autoral que homenageia o compositor Aldir Blanc, inspirado em seu estilo musical característico.
Estas premiações colocam de vez, Mairinque, como um importante celeiro cultural no estado de São Paulo e comprovam o enorme DNA ARTÍSTICO de nossa cidade.
AGRADECIMENTO
Aproveitamos este momento para agradecermos, novamente, aos nossos apoiadores, colaboradores voluntários e associados.
Temos a consciência de que, para irmos além, e continuarmos proporcionando atividades culturais, precisamos da força e da participação de todos aqueles que amam nossa cidade e acreditam que a preservação de sua história é fundamental para tornarmos Mairinque uma cidade cada vez melhor para vivermos e criarmos nossos filhos e netos.
Entre em contato conosco, para agendarmos uma visita controlada, dentro das normas seguras de isolamento social, para que possam fazer uma visita à nossa sede e conhecerem melhor nossas conquistas, programas e ações no caminho da preservação histórica e saibam como participar de nossas conquistas através dos planos de adesão de novos sócios.
Venham, ficaremos honrados com sua visita !!!
Diretoria AMPF
Apoie a AMPF, como voluntário ou como contribuinte financeiro. Conheça mais sobre a Associação acessando www.facebook.com/ampfmk ou falando com Francisco (11) 96859-7970, Jorge (11) 97350-3746 ou Carlinhos (11) 98292-2850