IGREJA SÃO JOSÉ

O primeiro registro de uma capela em Mairinque data de 1910, numa propriedade que pertencia a Madame Viany, que tinha como santo de devoção São José. Todos os domingos algumas pessoas se reuniam no local para rezarem o terço e um andor. Esta procissão saia da capelinha, dirigia-se até a Vila Mayrink e regressava.

Quando a capela, já abandonada, acabou em ruínas, as imagens, retiradas de lá, estiveram muito tempo sob a guarda da Sociedade Beneficente 25 de Julho, até o momento em que a entidade foi transferida para Sorocaba, acompanhando as oficinas da Sorocabana. Daí por diante foram guardadas pela família Zecchi, e depois pelo senhor João de Castro, sendo transferidas, posteriormente para uma capela provisória, cedida pelo casal Geremias e Carolina Natale.

Em abril de 1935 iniciam-se as obras para construção da Igreja, com a planta feita pela empresa Linderberg Alves & Assumpção. Eram presidentes de honra da comissão formada para este fim, os senhores José Maria Whitacker e Alberto Fink. O presidente nomeado para a comissão foi Enrico Lippi, tendo como vice, Geremias Natale. Inaugurada em 23 de abril de 1936.

No dia 18 de junho de 1956 forma-se nova comissão para tratar da ampliação da igreja matriz, que tem como presidente, Enrico Lippi.

As obras foram iniciadas em 03 de setembro de 1958, mesma data em que foi inaugurado o relógio de quatro faces, doado pelo deputado estadual Salgado Coutinho.

No dia 25 de janeiro de 1965 foram inauguradas as imagens de São Pedro e São Paulo. A renda da festa, no ano de 1966, foi revertida na compra de dois sinos para a Igreja Matriz.

No ano de 1970 deu-se início à construção do salão paroquial da Igreja de São Benedito, que viria a ser concluído no ano de 1972. O projeto foi elaborado pelo engenheiro José Maria Whitacker e assinado pelo dr. Antonio de Castro Figueirôa como engenheiro responsável

Mairinque foi nomeada Paróquia em 1939.

O primeiro padre a rezar missa em nossa cidade, foi o missionário Pe. Rossi , italiano, que vinha aos domingos, mas não residia na cidade.

Em 1940 chegou o primeiro Padre da Paróquia Abade Dom Gaspar Heun. Ficou até 1955.

Em 1955 chegam os Pe. Antônio Liu e José Wang (chineses).

Em 1959 chega o Pe. José Yao (saiu em 1975) para ajudar ao Pe. Antônio Liu (sai 1972).

Fica por uns tempos, provisoriamente, Pe. Pedro Siao, até a chegada do Pe. Boris, esloveno.